sábado, 12 de janeiro de 2008

A tragédia grega

Olá!
Espero que não seja maçador... mas hoje apetece-me abordar um assunto de História. E ocorreu-me falar da tragédia grega.
A tragédia grega surgiu num período evolutivo. É uma altura em que certas características (ditas arcaicas) desaparecem ou evoluem para formas totalmente novas.
Foi graças a Péricles, deputado e estadista grego, que a Grécia atingiu todo o seu esplendor cultural, especialmente a cidade de Atenas. Esta época de ouro da cultura grega manifestou-se na música, na escultura e, especialmente, na arquitectura, que nos é mostrada através dos dados arqueológicos que possuímos da cidade de Atenas.
Podemos dizer que a tragédia foi o ponto máximo de desenvolvimento da música grega. Foi um sistema bastante elaborado para a altura: podiater até 15 cantores, músicos acompanhadores e 3 actores. As intervenções destes últimos podiam ser faladas, faladas com fundo musical e cantadas. O texto era em verso. Os actores eram apenas homens e vestiam túnica e botas altas, roupa típica de cerimónias religiosas.
A tragédia, além de ter funções de entretenimento, também era inserida em celebrações religiosas como, por exemplo, as Grandes Dionisíacas em honra do deus Dionísio, deus do vinho, da folia, da alegria e do prazer, associado também ao teatro.

Sem comentários:

113