quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Prémio Nobel da Paz para o... Futebol?

O jogo de hoje inspirou-me. A vitória do Colégio de Nossa Senhora da Bonança no voleibol deu-me inspiração para um assunto. E decidi falar de desporto.
Prémio Nobel da Paz para o... Futebol?


Sei que parece brincadeira mas, efectivamente, foi o que esteve para acontecer no ano 2001. Segundo o autor da carta de nomeação para o Comité Norueguês do Nobel, em Oslo, Lords Gustafsson, o futebol promove a harmonia e a compreensão entre as nações... Por sua vez, o responsável da Liga, Valentim Loureiro, afirmou:




"O futebol é uma fonte de aproximação entre os povos, países e continentes, independentemente das suas raças, credos e religiões e das línguas que possom falar."




Agora é a parte em que me apetece rir um bocadinho! Sem ofensa para os amantes de desporto, mas o futebol é o desporto mais bélico que conheço! Está bem que promova a aproximação entre nações, mas esta é quase sempre física, se é que percebem o que quero dizer... sobretudo à saída dos estádios...


O futebol, creio, é o desporto com maior número de adeptos (se estiver enganada, corrijam-me, mas não sou muito sabedora destas coisas do desporto). Assim sendo, é horrível que um desporto com tal reputação dê tão mau exemplo!


Mais do que um jogo, está em causa um momento de lazer (sim, porque, para mim, desportos são formas de lazer). Admira-me é que as pessoas o levem tão a sério, de forma a tornar o futebol quase tão importante como um assunto pessoal... e tenham certos comportamentos animalescos, de expoente físico à saída do estádio e de expoente psicológio durante o jogo...


Prémio Nobel da Paz para o Futebol... gozo de quem teve tal ideia!


Que haja aproximação cultural entre os jogadores, eu acredito, mas que haja entre os adeptos, já é outra história.


Não duvido da possbilidade que o futebol oferece para a aproximação entre nações... e creio que esta seja possível, mas a culpa também é das pessoas, que não percebem a verdadeira essência do estar com gentes de outras regiões... Que, mais que mostrarmos o nosso orgulho patriota e nacionalismo, devíamos mostrar o nosso acolhimento e tolerância para com os outros, que só dá boa figura... e que, a perder, ganha-se uma lição para a Vida...

1 comentário:

Eu disse...

Olá :D
Antes de começar a comentar, deixa-me dizer-te que a tua música foi muito bem escolhida :p

Sobre o texto:
Eu gostei, acho que tens imenso jeito para o texto critico, até porque tu só te entendes a criticar.

Eu não sou grande apreciadora do futebol. Claro que tenho clube, e gosto de saber as novidades sobre o mesmo, mas não sou das pessoas mais pacientes para estar 90 minutos a ver o jogo todo.
Vejo partes, e quando as vejo na maioria gosto.
Acho que há viciados sim, mas há que ver também que há vicios piores, este pelo menos, tem aspectos saudáveis, e faz com que as pessoas se unam por uma causa comum, e torçam pelo seu clube.
No Euro 2004, vias bandeiras em cada casa, símbolo de patriotismo, coisa que Portugal, tem que admitir que atingiu o maior número na data referida por mim.

Eu não vejo o futebol com muita negatividade, acho que há que respeitar quem vibra ao vê-lo.
Só me fico perplexa, quando vejo alguém ligado ao 'desporto rei' a falar de milhões como quem fala de cêntimos, e acho que sim os jogadores devem ser recompensados, mas aquilo não é um posto, onde se joga um tempo bem, e depois se deitar tudo a perder, são mais uns milhões noutro clube.

Gostei do teu texto, e espero que a Débora se o vir, não venha com a equipa do Sporting de Braga em peso fazer-te uma espera.
:P

Bjinhos

113