sábado, 26 de janeiro de 2008

O Diabo do século XXI

Sim, sei que estou a publicar mesagens com muita frequência. Mas se tenho as ideias em alta acho que devo aproveitar. Aproveitar o que consigo fazer.
Para descontrair e a propósito disso, hoje tava na aula de Música e a professora começou a queixar-se de que a nossa turma devia estar na infantil e que nos compreendia muito bem, nós, como simples mortais e como está cientificamente provado, apenas usamos 10% do cérebro e que, só por essa limitação, nos dava um desconto. Ao que o Pedro Vieira (que no que toca a assuntos de língua afiada é craque) afirmou que, como simples mortal que a professora também era, apenas usava 10% do cérebro ou menos ainda, que varia de pessoa para pessoa. Ao que a professora respondeu "Sim, mas estou prestes a usar 11%, no dia em que te puser na rua. Sabes, se apenas uso 10% do cérebro, é por causa das companhias." Enfim...!...

Mas quanto ao que eu estava a dizer...

Acho que este exemplo se enquadra no que se passou na aula de Música: vou passar a usar o cérebro mais vezes e a prova está aqui... nem que suba os 10% mais umas décimas...


O assunto de hoje pode parecer estranho.

O Diabo do século XXI. Não um Diabo qualquer.

Mas existem vários diabos?


Os católicos acreditam veemente na existência de um ser malígno contrário a Deus e que é responsável pela maldade e dor no mundo. Mas daí a referirem mais do que um...

Quando era pequena, sim, acreditava nessa figura normalmente representada com pele vermelha, cauda, pés de cabra e dois cornos.

Mas fui crescendo... e, aos poucos, fui-me apercebendo que o que está em causa não é a existência de Deus e do Diabo (que, para mim, não existe), mas sim a existência de factores malígnos e benignos que resultam da vontade humana e não divina. Aliás, se fosse vontade divina, isso significaria que Deus interferia no livre-arbítrio humano, quando o criou livre de escolha...

Lembro-me de ter 10 anos e de me encontrar numa das poucas missas a que vou num ano (sim, porque o sentido da missa já se perdeu para mim, mais do que agradecer, as pessoas vão para pedir). Nunca esqueci essa missa devido a um ponto tocado pelo padre Rui: Diabo é uma palavra de origem hebraica que significa "dois lados", ou seja, é o contrário de União. Que o Diabo não existe como figura, mas apenas como palavra no dicionário...

Durante os cinco anos de vida seguintes, de vez em quando, eu lembrava-me dessa afirmação. E hoje posso dizer, convicta que, de facto, o padre Rui tem razão.

O Diabo não existe. O que existe é liberdade de escolha. Deus dá-nos essa liberdade que pode, pura e simplesmente, ser contrariada., Agora, que o ser humano tenha inventado uma figura maligna para justificar todas as suas faltas já não é comigo...

Então, qual é o Diabo do século XXI?

Tendo em conta que estamos num mundo em constante mudança e que o sentido de Diabo não é o mesmo que o da era medieval, Diabo pode ser tudo. Tudo o que contribua para o mal-estar no mundo e responsável pela quebra da União é o Diabo. E é de origem puramente humana...

Hoje em dia, o que está em questão já não é Diabo no singular, mas um conjunto de vários Diabos, porque é-se Diabo cada vez que optamos por fazer mal numa parcela do Mundo.

Assim sendo (e à semelhança da personagem da imagem), rezar-mos a pedir que nos afaste do Diabo não chega, porque este hoje em dia multiplica-se tanto, que seria necessário mencionar todos os Diabos que pudéssemos nas nossas orações. Mas concordo com o termo no singular, afinal, até nos poupa trabalho nesse aspecto...

O Diabo do século XXI pode ser qualquer coisa.

Não é que eu acredite mas talvez o Diabo até exista mesmo como figura. Assim sendo, podia explicar-se toda a maldade: a Humanidade encontra-se de tal modo fraca que se deixa dominar.

Mas a culpada da maldade é a própria Humanidade...


Talvez a Humanidade seja tão fraca de forma a chegar ao ponto de não perceber que é um perigo para si mesma...

3 comentários:

Osc@r Luiz disse...

Oi Gabriela!
O diabo não existe fora de nós mesmos. Nós o criamos e os alimentamos com nossos pensamentos e atitudes. O que nos acontece de mal é apenas a lei da "Ação e Reação". Fazemos ou pensamos o mal e ele nos retorna em dobro...
Esse é o tal "diabo". Enquanto as pessoas não se aperceberem disso, vão continuar com o mito.
Um beijo!

Débora Val disse...

Concordo contigo.

Eu não acredito muito nessas coisas do Diabo e tal, e julgo que se existe um Diabo, fomos nós que o criámos. Como dizes, nós temos capacidade de escolha, podemos escolher entre o bem e o mal. Se escolhermos o mal, não é por culpa de uma entidade qualquer, mas a culpa é nossa, certamente.

Gostei do tema e espero que subas para 12 por cento a utilização do teu cérebro.

Beijos.

Eu disse...

Olá menina Gabriela :P (Fiz de propósito)
Pois devo dizer que gostei, e pronto como tu me insultaste no msn e tal por eu dizer o que penso... :S

Eu sinceramente não sei se acredito ou não.
Acho que o diabo no meio disto tudo é uma vitima.
Vitima, pois tudo o que acontece de mal ainda lhe é posto em cima.
Agora fora de brincadeiras...
É assim eu acho que todos nós temos um pouco de diabo, no teu caso não é pouco mas entende-se.

Nós temos o dom de escolher entre o bem e o mal, e não é um sujeito que interfere num mundo.
Acho que 'onde há fumo há fogo', e cabe-nos a cada um de nós fazer a nossa parte.

Eu faço e tu'?

113