terça-feira, 18 de dezembro de 2007

"Sem a atmosfera a vida na Terra não seria possível"

Olá, voltei outra vez (tenho e acabar com isto de entrar e sair, mas o facto é que não tenho andado bem)!
No ano passado, na aula de Geografia, vi-me deparada com uma afirmação que nem muita gente sabe, até porque não encaixam na cabeça os problemas relacionados com a poluição: "Sem a atmosfera a vida na Terra não seria possível". E digo bem: se as pessoas se dignassem a pensar sobre o assunto, talvez não teimássemos a tornar cada vez maior o buraco na camada de ozono! E porque é que esta afirmação é verdadeira? Para aqueles que não sabem, deixo hoje uma breve nota explicativa.

"Sem a atmosfera a vida na Terra não seria possível". Isto porque os gases constituintes na Terra e que possobilitam a existência de vida encontram-se lá. 21% de oxigénio e 78% de azoto, aproximadamente. Os restantes 1% são outros gases igualmente importantes. Além do mais, a atmosfera permite que fique retido umpouco do calor emitido pelo Sol, mantendo a Terra quente, mas sempre a uma temperatura constante (o que não tem vindo a acontecer nos últimos anos). Também impede possíveis meteoros de colidirem com a Terra.

Mais uma vez não me sinto em condições de continuar. Mais tarde voltarei a pegar em assuntos ambientais e de uma maneira não tão científica. Até lá!

2 comentários:

Eu disse...

Antes de mais menina Gabriela, peço desculpa pela minha ausência.
Gostei deste teu texto, embora estejas mal, continuas a viver o blog :)

Sim,é um problema que é abordado faz tempo, mas penso que a mentalidade das pessoas não ajuda...

Bjinhos

Anónimo disse...

credo

113