segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

A crise do império colonial português

Olá de novo! Mais uma vez, decidi-me a partilhar um documento convosco. É um excerto da "História trágico-Marítima", de Gomes de Brito e escrita em 1593. E conta o seguinte:
"Coisa lastimosa, e para chorar lágrimas de sangue, é ver a multidão de naus que, em poucos anos, se perderam por cobiça. E não é só de considerar a grande soma de riqueza que nelas correu o mar, mas também a perda de tanta gente, não só de fidalgos, soldados de grande valor, mas pilotos, mestres, marinheiros (...). Uma das causas que deita a perder as naus e o Reino, e a Índia, é a de os que navegam nesta carreira sobrecarregarem as naus e as arrumarem mal."
Este texto faz referência a um dos motivos da crise do império colonial português, que é também o ataque dos corários ingleses, franceses e holandeses às colónias e navis portugueses como forma de protesto à política do mare clausum; "...é ver a multidão de naus que, em poucos anos, se perderam por cobiça". No entanto, se formos apenas pelo que diz o texto, o motivo é mesmo este: a sobrecarga das naus.

Sem comentários:

113