quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Portugal, país solar

Olá! Espero que tenham passado um óptimo Natal!
Hoje não vou falar de Natal nem de Ano Novo que, na certa, já devem estar com os ouvidos cheios disso. Como tinha dito num texto anterior, ia continuar a questão dos assuntos ambientais mais tarde. Por isso, antes vou partilhar convosco um texto que me saiu no teste de Geografia deste ano, tirado no jornal Expresso de 19 de Setembro de 1998:
"Nesta Europa, onde o Sol quando nasce é para todos, Portugal faz figura de menino rico, ocioso e esbanjador. O Sol serve-lhe apenas para bronzear. Mas enquanto tostamos ao Sol, lembremo-nos que, se não apostarmos nas energias renováveis, nalgum futuro não poderemos resfriar à sombra. Insólito é que o nosso país, sendo um dos que tem mais horas de exposição solar por ano, seja o que menos desenvolve o uso de energia solar e menos a estimula fisicamente.
(...) Os alemães têm a climatização das suas habitações cada vez mais auxiliada pela energia solar e pelo rigor de aplicação de isolamentos. Até mesmo (...) a Grécia sabe, pelo menos, aproveitar as benesses da Natureza: instala anualmente mais de 200 mil metros quadrados de painéis solares. Em Portugal são apenas cerca de 10 mil metros quadrados."
As vantagens de valorização económica da radiação solar são muito diversas. Apesar disso, a sua pouca aproveitação deve-se, como frisa o texto, à falta de consciência das pessoas para um problema mundial, como sendo o aquecimento global, mas também À falta de informação por parte das pessoas.
Também é difícil inseri-la nos padrões estabelecidos na construção civil e a sua colocação implica um custo elevado. Sim, mas que a vida não é um mar de rosas já todos sabemos. Temos sempre que pagar um preço. E se deixássemos de olhar para a negatividade e víssemos de um lado positivo? Está bem que a sua colocação é cara, mas, a partir de aí, os custos de manutenção são muito baratos; é limpa, segura e não poluente; reduz a dependência dos combustíveis fósseis, como o petróleo; poupa energia e, por conseguinte, é mais económica.
No entanto (e vou fazer de novo uso do documento) concordo e acho incrível que, sendo nós um país que tem muitas horas de exposição solar por ano, aproveitemos tão pouco essa energia renovável.
Bem é tudo por hoje. Desejo-vos, no fim, um novo ano cheio de felicidade e alegria!
Nota: (se leram o texto anterior) e as prendas? Intactas? Eu avisei...

2 comentários:

Eu disse...

Olá :)
Ontem foi-me impossível ler o teu texto, pois gosto de ler com bastante atenção ;)
Engraçado que esse texto já me foi apresentado este ano também.
Talvez andemos na mesma escola e não o saibamos. O mundo é pequeno.
Portugal é pequeno.
Sim Portugal é um país dito pequeno mas que tem excelentes condições para o aproveitamento da energia.
Mas primeiro estão os estádios, primeiro estão as grandes cerimónias que não correspondem a realidade presente em Portugal, e muitos outros primeiros que devem ser realizados, são precisos mas e o nosso planeta onde fica ?
Não somos só nós que pagamos o que gastamos, se assim fosse era muito mais fácil a sua gestão isso eu garanto.

Gostei ;)

Bjinhos.

Eu disse...

Gostei da música :D

113