sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

"O que é sexo com segurança?"

No ano passado nas aulas de Ciências Naturais houve uma altura em que me vi deparada com a seguinte questão "O que é sexo com segurança?"
Sexo com segurança é, antes de mais, estar informado. Conhecer as principais medidas de segurança é meio caminho andado para evitar uma gravidez indesejada. No entanto, ainda resta a vontade por parte das pessoas de as pôr em prática, algo que nem sempre acontece, por várias razões, com sendo esquecimento, alguma preguiça ou crença ingénua de que "só uma vez" não trará grandes consequências.
Certos métodos de contracepção, nomeadamente grande parte dos mecânicos, podem também ser muito úteis no que toca a doenças sexualmente transmissíveis cujo contágio possa ser evitado, tais como a SIDA, o HIV, a sífilis, etc.
Sexo com segurança não é, em suma, conhecer os principais métodos contraceptivos mas sim estar ciente de que um deslize pode, provavelmente, mudar a vida de alguém, quando certas consequências bem poderiam ter sido evitadas com a toma de um simples comprimido ou a utilização de um preservativo.

Sem comentários:

113