sábado, 8 de novembro de 2008

Uma indústria agro-alimentar

Atente-se no seguinte texto:

"A DAI - Sociedade de Desenvolvimento Agro-Industrial, S.A., responsável por um dos maiores projectos agro-industriais em Portugal, tem como actividade principal o fabrico e comercialização de açúcar, bem como dos subprodutos derivados da beterraba sacarina, as polpas e o melaço. A sociedade tem a sua unidade produtiva perto da Vila de Coruche.
Esta unidade fabril tornou-se um grande pólo de recuperação económica da região, tendo criado cerca de 200 postos de trabalho directos e mais de 2000 indirectos, induzindo um desenvolvimento integrado de toda a região.
A beterraba sacarina é uma das culturas mais importantes para a economia das explorações agrícolas na maioria dos países europeus. Em Portugal, apresenta-se como uma alternativa às culturas existentes, com elevado interesse económico e agronómico."

Tendo em conta o texto acima transcrito, os factores que terão atraído a indústria são a mão-de-obra relativamente barata, infra-estruturas e boas acessibilidades, serviços de apoio à acitividade produtiva, proximidade de mercados regionais com alguma importância e medidas de política local e central. Esta indústria vai contribuir para o desenvolvimento das actividades produtoras da matéria-prima, desenvolve os serviços e outras indústrias complementares e aumenta a riqueza produzida. Por conseguinte, acaba por atrair e fixar população.

Sem comentários:

113