domingo, 16 de novembro de 2008

Página de diário ficcional

Terça-feira, 31 de Fevereiro de 25092007

O que é o tempo?

Sou uma guardadora de memórias. Sou da idade do tempo, que não tem idade nenhuma. E para que servem as memórias? Será que a gente esquece porque a razão está toda no cérebro ou porque não queremos esquecer? E será possível uma pessoa que tiver passado por situações horríveis não querer esquecer? Nós controlamos o cérebro ou ele é que nos controla a nós? Se nós controlássemos o cérebro, conseguíamos apagar algumas memórias…
E de que me lembro eu? Terei memória suficiente? Serei eu uma memória para algo de que já não me lembro?
Hoje pensei ter visto o que não vi. E quando vi aquilo que pensava não ter visto, aquilo que eu, na verdade, não vi, desapareceu para eu ver o que era.
Por que é que fiquei triste?
É tão mau quando a Esperança morre!... Dizem que o Homem não vive sem Esperança. Muita gente que diz ter perdido a Esperança está viva. A Esperança morre? Talvez apenas vivamos sem ela…
Por que é que a menina perguntou o meu nome? Porque não me conhecia. Esta é, de facto, uma pergunta simples com uma resposta óbvia.
E o que é uma pergunta simples? Será algo de resposta pouco difícil? Não creio. Existem perguntas simples com respostas difíceis. Então, o que é simples? É o que eu não sou. O que são perguntas simples? São o que eu não faço.
O que é o tempo? Aqui temos uma resposta fácil para uma pergunta difícil. O tempo surgiu na imaginação do Homem para delimitar as coisas. É mais fácil observar na sua totalidade o que é limitado do que o que for ilimitado. O que é a eternidade? É a ausência de tempo. A eternidade existe? Sim! O tempo existe? O tempo, como já disse, foi criado pelo Homem para complicar o que era simples. Não será mais fácil referirmo-nos a apenas uma eternidade do que a dezenas de tempos? O tempo é uma invenção? Sim. As invenções existem? As invenções existem na medida em que o Homem as cria. O Homem cria tempo? Não. Então, o tempo existe?

O que é o tempo? O tempo sou eu. O tempo existe? Não. Então e eu, existo?

1 comentário:

rrik@ disse...

isso tem tudo haver com migo ....

113