domingo, 23 de novembro de 2008

Escolas para idosos

Atente no seguinte texto (este sim, dá que falar):

"A Câmara de Chaves iniciará, em Janeiro de 2008, a implementação de dentros de convívio para idosos, nas 39 escolas do primeiro ciclo que foram encerradas no ano lectivo anterior, quase todas em aldeias rurais. O presidente da autarquia referiu que, no ano lectivo 2007-2008, apenas vão abrir 37 escolas do primeiro ciclo, fechando mais seis estabelecimentos de ensino. De acordo com o autarca, os edifícios escolares terão 'obrigatoriamente' uma finalidade de âmbito social, cultural ou recreativo, sendo a prioridade dada ao apoio aos idosos.
O concelho de Chaves tem 45 mil habitantes, dos quais 8526 têm mais de 65 anos, o que representa cerca de 25% do total da população."

Bem, após a leitura deste breve texto, podemos concluir duas coisas. A primeira é que a falta de escolas nos meior rurais leva ao baixo nível de instrução da população e à saída desta para as grandes cidades, onde este serviço é mais abundante. Mas também há que ver o lado positivo e é de salientar o apoio que se dá à população mais idosa, muitas vezes menosprezada; é uma medida que garante uma melhor qualidade de vida às populações rurais e constitui um estímulo essencial à sua permanência, sendo também uma forma de cativar novos habitantes.
Infelizmente, vai acabar por contribuir para o envelhecimento demográfico da região, pois os jovens saírão devido à falta de escolas (ainda por cima do 1.º ciclo! Estão há espera que a região tenha crianças nos tempos futuros?) e chamarão a si mais idosos devido aos centros de apoio...
Enfim: o ideal teria sido arranjar uma medida que desse conta dos dois problemas (educação das crianças e idosos), mas como o ser humano muitas vezes tem uma mente de soluções limitadas, há que sacrificar uns para dar lugar a outros e não saímos do mesmo sítio. É assim que combatem o êxodo rural?
Falando de meios rurais e como diz o povo:

NÃO SE PODE AGRADAR A GREGOS E TROIANOS.

Sem comentários:

113