sábado, 22 de novembro de 2008

Os espaços rurais como espaços de lazer e turismo

Atente no seguinte texto:

"Neste novo quadro das relações rurais-urbanas, a procura turística dos espaços rurais e dos meios naturais reafirma-se e diversifica-se. Entretanto, constata-se a afirmação de uma oferta comercial de alojamento, restauração e actividades de lazer e animação e algo profissionalizada, capaz de satisfazer estas procuras.
O turismo em espaço rural figura cada vez mais nas estratégias de desenvolvimento regional e local, muitas vezes sem prévia avaliação objectiva e comparativa dos recursos e dos impactes económicos, sociais e ambientais.
Estratégias de desenvolvimento com bases em actividades de turismo em espaço rural são também frequentes entre os empresários locais, tanto agricultores como outros. Ganham mais dinheiro em contextos de maior desemprego feminino, até porque contam com a hospitalidade das donas de casa e as suas capacidades de prestação diária de diferentes serviços de qualidade."

Possíveis efeitos da falta de avaliação prévia das estratégias de desenvolvimento que envolvem o turismo são o alargamento excessivo das capacidades de alojamento, o subaproveitamento do solo agrícola, a especulação fundiária e imobiliária, a falta de formação profissional, a perda do elemento humano e das relações personalizadas e a massificação das formas de turismo mais acessíveis, a degradação dos recursos naturais e a perturbação dos ecossistemas e a desfiguração da paisagem.

Sem comentários:

113