quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Quadras ao gosto popular


Passei o dia e a noite
à procura do meu gato
nunca mais o encontrei:
escondeu-se no sapato.

Passeava no pomar
quando uma maçã caiu:
a culpa é daquele gato
que uma vez lá subiu.

Surpreendeu-se o gato,
deu um salto e fugiu;
toda a noite o procuraram
nunca mais ninguém o viu.

Fico triste pelo gato:
quando acaba de comer
estica as patas, sai pr'á rua
e nem de mim quer saber.

Quando o frio lá fora corta
e está acesa a lareira
o gato estica e adormece
no soalho de madeira...

Estou danada com o gato
procuro-o pr'a lhe bater:
de tarde partiu a jarra
e fugiu-me a correr.

Gato é Hermes alado
sempre que lhe apetece:
num dia nunca me larga
noutro nunca me aparece!

Guardei o vestido novo
que comprei além na feira:
este não me rasga o gato
nem que esse danado queira!

No sofá fazia malha
quando me cai um novelo
o gato brincou com ele:
o gosto que me deu vê-lo!

Gato pequeno que brincas
sozinho co'as pedras da rua
trata de me deixar passar
que ela não é toda tua!

Aos meus gatos Mimica, Beethoven e Maria Anna e todos aqueles que já partilharam (uns mais, outros menos) algum tempo comigo: Wagner, Mozart, Teresa, Anna Magdalena, Schubert (Garfield, de identidade actual), Schumann e Giulianna. Ainda que não sejam gatos, quero acrescentar o meu cão Nicolau, as rolas Rute, Joana e Zé Manel, a aranha Pernalta e os canários Bach e Vivaldi (eram muito musicais). Ainda que alguns já não me pertençam e outros já tenham morrido, todos fizeram de igual modo parte da minha família. E, quer estejam agora comigo, ou com outras pessoas, ou mesmo no Céu, ainda continuam presentes e ainda tenho reservado a cada um deles um pedacinho de mim... Porque, ao contrário da maior parte das coisas grandes que encontramos na vida, o coração (que é pequeno) é das que nunca se gastam...
A todos eles o meu sincero agradecimento...

2 comentários:

Eu disse...

Olá Gabriela,

Gostei destas quadras, mais uma prova de que o simples se torna bem mais popular.
A homenagem que fizeste aos teus gatos achei-a muito interessante, álias um dos teus gatos é meu agora, e aproveito para te dizer um obrigada pelo ser que me ofereceste, pois eu sempre gostei de animais mas o Garfield para mim não é apenas um animal, que damos comida, mudámos a areia e ponto.
Ele faz parte da minha vida, e eu faço parte da dele, e com ele adquiri novos conceitos, o que prova também que não é preciso sermos da mesma espécie para que o diálogo seja maior.

Beijinho.

poetaeusou . . . disse...

*
notória sensibilidade,
,
marés de luz,
envio,
,
///

113